FILM:



AMIGOS DE TOPOR DE VISTA A LISBOA

 

O director do Fórum Lisboa acompanhou a visita de Fernando Arrabal (ao centro) e de Kazik Hentchel (à direita)

 Náo querondo perder a primeira homenagem a Roland Topor numa capital europeia, dois grandes amigos do 'mestre do absurdo e do humor corrosivo' veram a Lisboa para visitar exposição de gravura e desenhos, patente na Galeria Municipal da Mitra, e o Ciclo de Cinema, estreado, na passada quinta-feira no Forum Lisboa, com filmas que aquele vulto da animação realizou ou em que participou.
Fernando Arrabal um dos fundadores do movimanto surrealista "Panique!, (juntamente com Topor e Jodorovsky) e Kazik Hentchel, vice-presidente de "Association des Amis de Roland Topor não pouparam elogios a initiativa realizada no ãmbito da presente edição da Salão Lisboa de llustração e Banda Desenhada 2000.
Segundo os dois amigos de Topar tanto a exposição como o ciclo de cinema dedicado ao famoso ilustrador e humorista polaco, naturaliazdo francés e falecido em 1997, conseguem retratar a diversidade da sua obra, estando agora previstas novas homenagens em Praga, Madrid, Budapeste e, finalmente, Paris.
Alem de ter sido escritor, actor dramaturgo, cenógrafo, Topor foi também realizador, actor, argumentista e desenhador de filmes da animação, sendo esta estreita ligação ao cinema a vertente privilegiada no ciclo, iniciado com a exibção do documentàrio "Les Rèves de Topor" e do filme de animação "Les Éscargots", seguidos de uma conversa na qual participaram entre outros, Kazik Hentchel e o director do Forum Lisboa. Antonio o Cunha.
Sem nunca esquecer a "simpatia e extrema generosidade" de Tapor, Kazik Hentchel evocou importantes marcos da carreira de homenageado o lembrou momentos que contribuiram pata sol.idificar cos laços de amizade com o homem, cuja alma continua a ser perpetuada na associação cde amigos.
Sediada em Paris, a instituição que Kazik da ser "bizarra e descontraida, ao gosto da Topor" pretende ser o seguimento dos encontros que se realizavam no Espace Accattone (nome do primeiro filme de Pasolini ), no qual se encontram este cinesta, Topor e outros vultos do universo artistico parisiense.

Além de ter instituido o "Prix International Pier Paolo Pasolini (dest inado a premiar artistas mulmação de Roland Topor e René Laloux; "Casanova" (1976), de Frederico Fellini, com desenhos de Topor e "Nosferatu" (1979), de Werner Herzog, com Topor como actor são alguns dos destaques em cartaz até ao proximo domingo..